Com a febre das redes sociais, muitas pessoas, marcas e empresas deixaram de lado aquilo que antes era praticamente unanimidade no mundo digital e tornou possível para muitas pessoas com pouco ou quase sem nenhum dinheiro aparecer para dezenas, centenas e milhares de pessoas.

Estou falando de ter uma página na internet, um site! Antes do boom do Facebook e Instagram, quem tinha um site estava feliz, pois era encontrado facilmente no Google e outros mecanismos de buscas.

As pessoas diziam… “você tem que criar um site para sua empresa”!

Era como uma mensagem que viralizava naquela época! Estou falando de meados de 2010 mais ou menos. As escolas de webdesigner’s ficavam cheias e não haviam vagas para todos os interessados.

Provedores de hospedagem de sites tiveram que criar um setor com profissionais especializados para atender a demanda de novos domínios registrados e hospedados diariamente, tanto que por falta de mão-de-obra, empresas ofereciam construtor de sites gratuito como como um bônus se o cliente contrata-se um plano de hospedagem. A ordem era… faça você mesmo!

Sites totalmente amadores eram “jogados” na web, sites completamente inacabados e sem cuidado algum quanto às otimizações para que qualquer dispositivo móvel pudesse acessar. E olha que dispositivos móveis já eram muito usados naquela época.

Os empresários perguntavam para conhecidos que encontravam… “você pode criar um site pra minha empresa”. E a resposta normalmente era “sim, eu posso”! E cobravam muito caro! Para registrar um domínio também custava muito!

Todo mundo queria ter um site. Site é vida longa para as empresas naquela época! Então apareceram possibilidades para que as pessoas pudessem ter sua própria loja virtual e todo tipo de site tornasse possível vender pela internet. Bastava querer.

Aliás, querer é poder até hoje, penso eu.

Hoje, criar site perdeu relevância?

Acredito a maneira de ver as coisas mudou muito mesmo, pois o porquê de ter um site deve ser bem pensando, se é possível tornar uma página na internet bonita, atraente, rápida e que facilite a vida de quem esta visitando o site.

Para quem deseja criar um site, deve-se levar em consideração o verdadeiro objetivo de quem você quer atingir e quais informações seu possível cliente quer encontrar rapidamente, sempre precisar ficar arrastando e soltando pra cima e para baixo com a finalidade de encontrar algo que deveria ser muito fácil. Entenda que até uma loja online busca a máxima leveza no layout hoje em dia, com textos e imagens seguindo uma escala de cores para não carregar visualmente.

Preciso Criar um Site para ter presença online?

Hoje, ter um site é mais importante que há 10 anos atrás, mesmo com o Facebook e Instagram estando tão em alta. Digo isso porque as estratégias digitais que mais funcionam hoje são as que levam potenciais clientes (mais chamados de “LEADS”), para sites, seja para captura de dados através de uma LANDING PAGE, matérias de blog’s para INBOUND MARKETING ou até mesmo para que o visitante possa ter maiores informações de um produto ou serviço. Você poderá escolher qual a finalidade através de uma estratégia bem pensada.

Online shopping website

Criador de Sites dá conta do recado?

Seja um criador de websites ou uma plataforma de sites grátis, ambas devem ser utilizadas caso realmente você não tenha condições de contratar uma agência de marketing ou um desenvolvedor de sites com experiência, pois se o grande objetivo é de que o seu website dê retorno financeiro para seu negócio, então devemos levar em consideração que um site feito sem cuidados especiais, layout profissional e ainda mais, se não for um site responsivo, acredito que a energia gasta neste novo site será jogada fora!

Pense bem! Você quer faturar mais! Você quer vender mais! Então me diga, qual o sentido de economizar justamente naquilo que pode ajudar a realizar estes objetivos?

Não tem sentido nisso. É o mesmo que abrir um lava-rápido e seus clientes não voltarem mais porque viram sua equipe utilizando sabão de pedra e bucha vegetal!

É possível criar um site profissional e barato?

Sim, claro! E digo mais, hoje em dia, barato não significa ruim! Aqui mesmo na DBO Digital, em reunião com nossa equipe, enxergamos a possibilidade de oferecer um Site One Page (Site de uma página, onde pode-se colocar todas informações desejadas) com qualidade, layout personalizado e funcional para computadores e dispositivos móveis, por um valor consideravelmente baixo para os dias de hoje.

É-possível-criar-um-site-profissional-e-barato

Quais as principais características necessárias ao criar um site?

Vamos lá! Gosto não se discute, mas existem pontos importantes que devem ser levados em consideração quando o assunto é criar um site que realmente dê algum retorno para você, seja atrair novos visitantes, converter em novos negócios ou apenas divulgar seus produtos e serviços.

1) Layout – É inegável que um bom cartão de visita diz muito sobre como vai ser o serviço prestado de quem lhe deu ele, e penso o mesmo quanto ao layout de um site. Tipos de letras, cores utilizadas, clareza nas frases, imagens bem recortadas e organização dos elementos fazem muita diferença para quem está visitando seu site. Pode acreditar!

2) Velocidade – Outro ponto muito importante, mas quase ninguém se que sabe disso, é quanto a velocidade de abertura e carregamento de um site. Muitas pessoas perdem visitas pelo simples fato de que seu site demora para carregar. No Google Analytics já uma métrica chamada de “taxa de rejeição”.

3) Facilidade de encontrar – Quando alguém entra em seu site, ele procurando algo, está em busca de alguma coisa fixada em sua mente, por exemplo, um telefone de contato, um formulário para enviar e-mail ou mais informações sobre sua empresa. Aí entra em cena novamente o desenvolvimento de site no sistema One Page! Neste modelo, você consegue facilitar e muito a vida de quem está visitando seu site. Basta rolar a tela e pronto, as informações estão todas lá!

Tudo isso que li quer dizer….?

Que é extremamente importante ter um site para sua marca, empresa ou negócio, sem dúvidas. Se você não quer ficar escravo do Facebook e Instagram, ter que gastar rios de dinheiro, tem quer criar um site! Com um investimento pequeno ou quase nenhum, você consegue ter presença nos mecanismos de buscas e demonstrar seus produtos e serviços para pessoas que realmente procuram por coisas que você tem para oferecer.

Dicas-antes-de-construir-um-site

Dicas antes de construir um site.

A) Registro do domínio.

Se você tomar a decisão de ter um site, precisará registrar um domínio na internet. Para isso, não pense duas vezes em registrar diretamente com a REGISTRO.BR, empresa de registro de domínio do Governo Federal. As vantagens de registrar seu domínio para criar um site é de que não ficará refém de nenhuma empresa de hospedagem. O link direto para o REGISTRO.BR é https://registro.br

B) Empresa de hospedagem de site.

Depois de ter registrado o endereço que seu site terá na internet, você precisará de uma empresa para hospedar seu site e seus endereços de e-mails corporativos. Vou indicar uma empresa que eu uso para meus sites e que também indico para todos os meus clientes. Estou falando da INFINITE, uma empresa de hospedagem sem frescura e com um suporte nota 10!

O painel de controle deles então, é coisa rara de se encontrar por aí, pois é fácil de mexer e tem muitas ferramentas bacanas, CDN e SSL grátis!! Clique neste link, vá direto ao site da INFINITE e ganhe 15 dias de teste!!

Acredito que falei tudo! Espero que você entenda que uma andorinha só não faz verão e que sempre foi preciso a junção de vários meios de comunicação para criar uma campanha de marketing efetiva. Antes se falava precisava de rádio, tv e outdoor para um bom Marketing. Hoje eu acredito que ainda precisamos deste três, e também Facebook, Instagram e um bom site!